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O levantamento do g1 me deixou estarrecida, especialmente porque esse número cresceu 68% comparado a 2023.


Embora não haja detalhamento das causas, podemos supor que são múltiplas: relacionadas ou não com o ambiente de trabalho.


Como gestores e empresas, o que podemos fazer diante desse cenário?


➡️ Entender que somos seres humanos integrados. Não dá para separar completamente os problemas pessoais dos profissionais - o que acontece em uma esfera da vida impacta a outra.


➡️ Criar um ambiente de acolhimento e direcionamento. Nem todos os problemas serão resolvidos pela empresa, mas oferecer suporte pode prevenir o agravamento de quadros e reduzir afastamento.


➡️ Ajustar prazos e atribuições de forma transparente. Sempre que possível, envolva o colaborador na conversa e estabeleça limites juntos, com o suporte da equipe de People (como HRBP) e profissionais de saúde.


➡️ Identificar oportunidades de melhoria no ambiente de trabalho. Se os dados indicam um número elevado de afastamentos em uma área específica, pode haver um problema estrutural que precisa ser endereçado.


Quebrar o estigma sobre saúde mental começa com a liderança.

Muitos problemas operacionais parecem óbvios:


  • A demanda aumentou? Precisamos contratar mais pessoas ou automatizar o atendimento.


  • A performance de um agente caiu? É hora de fazer uma reciclagem.


  • O CSAT diminuiu? Houve algum erro na condução do atendimento.


Mas ao fazer uma análise de causa raiz aprofundada, podemos descobrir que as causas são outras – e que, por isso, a melhor solução não é a que parecia à primeira vista.


Quando os resultados caírem, antes de agir, investigue. Aprofunde-se no problema e evite desperdiçar recursos em ações que não irão resolvê-lo.


Como diz o provérbio: “Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro amolando o machado.”

A Gallup divulgou recentemente um estudo chamado “O que os seguidores querem”, realizado com mais de 30.000 participantes ao redor do mundo. 


Nele, os respondentes compartilharam qual era o líder com maior impacto positivo e usaram três palavras para descrever como essa pessoa contribui para sua vida. 


Em todas as referências de liderança, seja na família, no trabalho, na igreja ou outros, as principais contribuições apontadas foram esperança e confiança. 


➡️ “Esperança” envolve atributos como inspiração, integridade pessoal, aprendizado e desenvolvimento. 


➡️ “Confiança” considera características como comunicação, abertura do líder, colaboração e comprometimento.

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©2025 por Fernanda Rossin.

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